Qualidade da água do rio Gravataí pode afetar abastecimento

A Corsan informa que, devido a uma nova alteração na qualidade da água do rio Gravataí, poderá haver baixa pressão ou desabastecimento em diversos bairros de Gravataí durante o fim de semana.

Nos últimos dias, a Companhia constatou mudanças na qualidade do rio, sendo identificada como causa o descarte de resíduos de plantações de arroz, localizadas acima do ponto de captação. Técnicos da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade voltaram a constatar alterações na turbidez da água captada durante a noite de sexta-feira (14). Suspeita-se que tenha havido, no período noturno, novos lançamentos de resíduos oriundos das lavouras. A Corsan já comunicou os órgãos ambientais.

Com isso, a Companhia precisou reduzir a produção da ETA, pois a alta turbidez da água aumenta a necessidade de paradas operacionais mais frequentes para se realizar a limpeza dos equipamentos da estação, a fim de se manter a qualidade da água disponibilizada. A Corsan está realizando manobras operacionais para minimizar os efeitos da menor oferta de água às zonas altas da cidade, sempre as primeiras prejudicadas nessas situações. A integração dos sistemas de abastecimento da Região Metropolitana está permitindo que cerca de 40% da população de Gravataí siga com atendimento normal mesmo com os problemas do rio, pois essa parte da cidade recebe água a partir da ETA de Cachoeirinha, que tem sua captação localizada no arroio das Garças, em Canoas.

Devido à menor produção, pode ocorrer intermitência nos bairros Barnabé, Rosa Maria, Por do Sol, Neópolis, Vila União, Passo das Pedras, Passo das Canoas, Distrito Industrial, Primavera, Nova Conquista, Auxiliadora, Jaqueline, São Jeronimo, Bela Vista, Dom Feliciano, Parque dos Búzios, Santa Cruz, Vila Nara, São Vicente, Salgado Filho, São Geraldo, Jantzen, Xará, Imperial, Santa Cecília, Quilombo, Padre Réus, Sagrada Família, Dona Leila, Jardim das Acácias, Itatiaia, Jardim do Cedro, Sol Nascente, Alfa Ville, Morada do Sobrado,
Loteamento da Lagoa, Girassol, Santa Luzia, Parque dos Anjos, Itacolomi, Morungava, Auxiliadora, Mato Alto, Morada Gaúcha, Centro, Rincão da Madalena, Cohab B, Cohab C, Morro do Côco, Paradiso, Parque Olinda, Marrocos, Pioneiro, Bom Sucesso, Passo do Hilario, Caveira, Vera Cruz,
Parque Cledir e Boa Vista.

A Corsan depende do retorno das condições ambientais do rio Gravataí para normalizar suas operações e, por consequência, o abastecimento de água. Você pode obter mais informações aqui no site da Companhia (na seção “Situação do Abastecimento de Água) ou ligando para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.