Inaugurada nova sede da Unidade de Saneamento de Esteio

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Um prédio com área de 500m², estacionamento, moderna arquitetura e amplos ambientes de trabalho é a nova sede da Unidade de Saneamento (US), de Esteio, que o governador José Ivo Sartori inaugurou na tarde desta quinta-feira (25). Sartori frisou que a melhora na estrutura de trabalho e de serviços é fundamental, pois o cidadão precisa ter respostas rápidas e eficientes. "Buscamos reduzir a burocracia e qualificar serviços dentro das nossas possibilidades. O Estado tem que atender bem às pessoas, seja pela Corsan ou por outros órgãos do governo."

O diretor-administrativo da Corsan, Marcus Vinícius de Almeida, destacou que o espaço para atendimento ao público ficou mais adequado e confortável, e a localização da US está mais acessível à população, na principal avenida do município.

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, apontou a importância de Parcerias, Público-Privadas (PPPs) para o crescimento da qualidade e do acesso à água potável e escoamento sanitário. "Atualmente, 96% da população gaúcha possuem água própria para o consumo e 14% de esgoto tratado. Precisamos ir atrás de mais recursos e parcerias, pois são elementos fundamentais para o crescimento do Rio Grande que dá certo."

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, salientou que a inauguração representa o marco da parceria da prefeitura com a Corsan, além de apresentar resultados concretos à comunidade. "É uma relação respeitosa, eficiente e frutífera. Fazer a estrutura não é um problema, mas o nosso grande desafio é a busca pela conscientização da sociedade. Precisamos ter cuidado com a nossa água, principalmente com o Rio dos Sinos."

A Corsan atende a aproximadamente 35 mil economias em Esteio, onde funciona a Estação de Tratamento de Água responsável pelo abastecimento da cidade, de Sapucaia do Sul e parte de Canoas. A US de Nova Santa Rita, com cerca de 5,4 mil economias, é vinculada administrativamente à de Esteio.

Texto: Julian de Souza (Secom)
Edição: Léa Aragón (Secom)