Nova adutora de água tratada qualifica abastecimento de Gravataí

Gravataí   início de obra da adutora
Gravataí início de obra da adutora

A Corsan iniciou na tarde desta quarta-feira, 27, uma das principais obras no sistema de abastecimento de água de Gravataí. Em solenidade que reuniu o diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, e o prefeito Marco Alba, foi assinada a ordem de início de uma adutora de água tratada que vai resultar num investimento na ordem de R$ 4,7 milhões. Com o objetivo de garantir a distribuição de água tratada na cidade, a nova adutora vai possibilitar melhores condições de abastecimento e segurança operacional do sistema, e integra um conjunto de iniciativas que a Companhia vem implantando e que já trouxe resultados para a população neste verão.

O presidente da Corsan explicou que a adutora terá 600 milímetros de diâmetro, com 4.862 metros de extensão e vai reforçar a chegada de água tratada no centro de reservação Cipreste, beneficiando uma população estimada de 76 mil habitantes. “Mas até a Morada do Vale, que não é atendida por essa tubulação, terá um serviço qualificado, já o sistema é todo interligado”, disse Melo.  Ele também destacou que em Gravataí, a Corsan está investindo na ordem de R$ 27,8 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água e outros R$ 123,1 milhões no esgotamento sanitário, entre obras em execução e a licitação nas próximas semanas. Jorge Melo lembrou que Gravataí é uma das cidades beneficiadas pela Parceria Público-Privada que está sendo implantada pela Corsan com o objetivo de universalizar o saneamento na Região Metropolitana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e de condições ambientais, gerando emprego e desenvolvimento.

Para o prefeito Marco Alba, esse tipo de evento, quando é iniciada uma obra para a benefício da comunidade, “celebra a vitória da população” e o respeito das autoridades em oferecer serviços de melhor qualidade. Ele agradeceu os investimentos da Corsan na cidade, lembrando o conhecimento técnico da Companhia em resolver as dificuldades diárias e concluiu destacando as vantagens que a PPP para implantar o esgotamento sanitário na Região Metropolitana trará para milhares de pessoas. A seguir as autoridades entregaram ao representante da empresa MGM Serviços Técnicos, Fabiano Zambrano, a ordem de início dos trabalhos. Também presentes autoridades municipais, vereadores e o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon.