Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum debate preservação do ciclo da água para desenvolver produção do RS

Publicação:

IV Forum Água É Vida
IV Forum Água É Vida Foto: Luiz Chaves - Palácio Piratini

Preservar o ciclo vital da água como fonte de abastecimento para a produção do Rio Grande do Sul foi um dos temas em destaque no 4º Fórum Água é Vida, promovido em Guaíba pelo projeto RS Sustentável, da Rede Pampa. O evento discute formas de conservação dos recursos naturais e políticas públicas para a sustentabilidade ambiental. A parceria é da prefeitura, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH) e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

"Conhecemos o nosso papel enquanto gestores públicos e estamos fazendo a nossa parte, promovendo mudanças profundas no Estado. A travessia rumo ao futuro que queremos passa pela gestão eficiente dos recursos naturais e pela sustentabilidade ambiental. Nada disso acontece sem água de qualidade", afirmou o governador José Ivo Sartori na abertura.

Sartori ressaltou as ações governamentais para qualificar a área do meio ambiente como a Sala de Situação, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que monitora a qualidade da água das bacias hidrográficas em tempo real; a autorização para licenciamento de 91 pequenas centrais hidrelétricas; e o feito inédito no país de mapear os recursos naturais que devem ser protegidos.

O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, chamou atenção para a importância de se discutir o assunto. "Essa é uma oportunidade de envolver a sociedade no debate da preservação dos recursos hídricos para que não enfrentemos dificuldades como a que ocorre em Roma, que deve passar por racionamento de água nos próximos dias", alertou. Ele também destacou o plano de integração dos sistemas de abastecimento de água da Região Metropolitana, o que vai resultar na garantia do atendimento inclusive em períodos de estiagem, e citou a obra de captação de água no Lami, que vai beneficiar os moradores de Viamão e Alvorada. Para tanto serão investidos R$ 200 milhões.

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, falou sobre o trabalho constante de limpeza das águas do lago que beneficia o município e região. "Se o planeta tem em torno 4,5 bilhões de anos e a nossa população cresce cada vez mais, a poluição será ainda maior. Desde o início, vivemos com a mesma quantidade de água, por isso a importância de conservar recursos e também conscientizar mais as pessoas", reforçou.

Com mediação de Armando Burd, o fórum teve a presença do secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, prefeitos, secretários, gestores e palestra do presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser. Também teve os painéis de Carlos André Bulhões Mendes, diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS; Manuel Salvaterra, presidente do Comitê Lago Guaíba; Fernando Meirelles, diretor-geral do Departamento de Recursos Hídricos; e Clóvis Zimmer, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Celulose Riograndense.

 

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN