Corsan participa de seminário sobre saneamento em Viamão

Seminário Agergs e Fracab

A Corsan participou do seminário “Saneamento: conflito, desafios, soluções”, na noite desta quinta-feira (24), no Centro Profissional Walter Graff, em Viamão. O evento foi promovido pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e pela Federação Riograndense de Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros (Fracab).

Durante o encontro, o diretor da Qualidade dos Serviços da Agergs, Flávio Marcos de Melo Pereira, apresentou informações sobre as ações de fiscalização desenvolvidas pela agência. Ele abordou itens como a legislação do setor, o histórico da área de regulação, as diretrizes do órgão e as revisões tarifárias.

O presidente da Fracab, Antônio Carlos Damasceno Lima, destacou o caráter social do evento: “É sempre importante nos apropriarmos um pouco mais sobre o funcionamento dos serviços públicos, pois assim estamos cumprindo nosso papel de cidadãos”.

Para o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, o encontro representou uma oportunidade de qualificar o atendimento à população. “A razão de ser da Companhia é prestar serviços de saneamento com qualidade para os clientes. Aqui estamos tendo a oportunidade de receber demandas e informações sobre o nosso trabalho, para saber em que pontos podemos melhorar”.

Investimentos de R$ 294 milhões

Na ocasião, o superintendente de Gerenciamento de Obras da Corsan, José Homero Finamor Pinto, informou que a empresa está investindo R$ 294,7 milhões em abastecimento de água e esgotamento sanitário no sistema integrado de Alvorada e Viamão. Desse montante, R$ 72 milhões referem-se a investimentos em obras de água, e R$ 222,7 milhões, de esgoto.

No tocante às obras de esgoto, Finamor explicou que a primeira parte do investimento, no valor de R$ 107 milhões, está concluída. Inclui 94,4 mil metros de redes coletoras, 6,1 mil metros de ramais prediais, emissário de 6 mil metros, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto. A segunda etapa, que representa um investimento de R$ 115 milhões, está em andamento e contempla 161,9 mil metros de redes coletoras, 26 mil ramais prediais, uma estação elevatória, emissário de 1 mil metros e 28,7 mil ligações intradomiciliares. Com as obras da Corsan, o índice de atendimento em esgoto saltará de 15% para 72% em Alvorada e Viamão.

No âmbito do abastecimento de água, os investimentos incluem adutora de água tratada, reservatórios, redes de distribuição e a implantação de um sistema de captação e tratamento junto ao lago Guaíba, na praia do Lami, para abastecer o sistema integrado de Alvorada e Viamão e, com isso, aumentar a segurança hídrica da região. Além disso, a Companhia ampliou em cerca de 25% o volume de água disponibilizado para as duas cidades, a partir de ação executada em parceria com a Ceee.

Estiveram presentes ao seminário representantes da Companhia, da Agergs, da Fracab e da comunidade local. O evento deu continuidade a um encontro realizado pelas entidades na última segunda-feira (21), com o mesmo tema, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha.