Companhia dará ordem de início a contrato de performance para Santa Cruz do Sul

A Corsan dará ordem de início a um contrato de performance que promoverá o aumento da eficiência operacional e comercial do sistema de abastecimento de Santa Cruz do Sul. O ato ocorrerá na próxima quinta-feira (23), às 11h, no Palácio Piratini.

No valor de R$ 9.680.067,28, o investimento é uma iniciativa inédita na Corsan que tem como foco a redução das perdas de água físicas e aparentes, por meio de um modelo de contrato em que a eficiência alcançada na execução das melhorias projetadas baliza a remuneração dos serviços. Com vigência de 23 meses, a contratação prevê obras e serviços de engenharia com ações de controle de vazão e pressão, controle ativo de vazamentos e adequação da infraestrutura. A empresa executora será a MBC Serviços de Saneamento Ambiental Ltda.

O município de Santa Cruz, um dos principais sistemas operados pela Companhia, tem um histórico de altos índices de perdas na distribuição. De forma pioneira na empresa, esse sistema foi escolhido para a execução de um projeto piloto de contrato de performance. A proposta foi apresentada à Prefeitura no âmbito de um plano de ações de curto prazo e se soma a outras medidas que visam qualificar o abastecimento da cidade.

INVESTIMENTOS DE R$ 30 MILHÕES

A Corsan tem feito um grande esforço para garantir água de qualidade, abastecimento contínuo e investimentos no município de Santa Cruz do Sul. Juntamente com a Prefeitura, por meio do Gabinete de Gerenciamento Especial e da Comissão Especial de Saneamento de Santa Cruz do Sul, várias ações vêm sendo colocadas em prática em um plano de curto, médio e longo prazo, com investimentos que representam mais de R$ 30 milhões. Conheça melhor as iniciativas e seus benefícios para a população:

- Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) com instalação de três módulos com capacidade de 30 l/s, totalizando 90 l/s: aumentará em até 20% a capacidade de produção da atual estação, trazendo benefícios diretos para toda a comunidade. Além de ampliar a capacidade imediata de produção, prevê o crescimento da cidade até a construção da nova ETA de 800 l/s, que se encontra em processo de licenciamento ambiental e conclusão do projeto executivo. Iniciada em julho deste ano, a obra está contratada e tem previsão de término em dezembro de 2017. O investimento é de R$ 1,7 milhão.

- Nova adutora de água bruta (800 mm): com extensão de 1,81 km e diâmetro de 800 mm, a tubulação ligará a captação até a caixa de entroncamento à futura ETA. Vai ampliar a capacidade de adução de água bruta para a ETA, dando condições de aumentar o volume de água tratada com os novos módulos compactos. O benefício será para toda a comunidade de Santa Cruz do Sul. A obra será dividida em duas etapas. A primeira parte está contratada e será executada dentro da área urbanizada da cidade, permitindo o aproveitamento dela até dezembro de 2017. Essa etapa inicial tem investimento de R$ 900 mil e deve ser concluída em dezembro de 2017.

- Nova adutora de água bruta (500 mm): a tubulação terá extensão de 1,4 km e diâmetro de 500 mm. Ligará a caixa de entroncamento à ETA existente (trecho final para substituição das adutoras). Vai ampliar a capacidade de adução de água bruta para a ETA, dando condições de aumentar o volume de água tratada com os novos módulos compactos. O benefício será para toda a comunidade de Santa Cruz do Sul. A obra teve alteração de traçado e extensão. O trecho de 500 mm está 80% concluído. Iniciada em maio de 2017, tem previsão de término em dezembro do mesmo ano. O investimento é de R$ 800 mil.

- Reservatório na região de Santo Antônio, com volume de 2.000 m³: serão beneficiadas diretamente oito mil economias nos bairros Aliança, Arroio Grande, Distrito Industrial, Vila Nova, Santo Antônio, Esmeralda, São João I e II. O investimento é de R$ 5 milhões. O processo licitatório está previsto para dezembro de 2017.

- Força-tarefa comercial: desde março de 2017, aporte de sete equipes extras para auxiliar nas rotinas comerciais, liberando as equipes locais para atuar quase que exclusivamente no setor operacional. Total de 1.367 serviços executados.

- Cinco novos poços tubulares profundos: benefício aos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Linha Santa Cruz, Jacarandá e Aliança (estudo de eletrorresistividade, perfuração e aproveitamento). A perfuração desses poços profundos permitirá um imediato aumento de produção de água na região da linha de Santa Cruz e nos bairros Aliança e São João, operando de forma conjunta com o atual sistema de distribuição. Três desses poços já estão perfurados, e já foram dadas as ordens de início para a montagem dos mesmos. Mais três poços serão perfurados em setembro para complementar o projeto inicial. O investimento é de R$ 500 mil. Conclusão prevista para janeiro de 2018.

- Substituição de redes: com investimento de R$ 2 milhões, está em andamento e tem previsão de conclusão em dezembro de 2017.

- Execução de obras remanescentes para ampliação do sistema de esgotamento sanitário: obras em andamento. No valor de R$ 6,4 milhões, devem ser concluídas em outubro de 2018.

- Melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindorama: já concluídas. No valor de R$ 1,6 milhão, incluem fornecimento e instalação de gradil de concreto em todo o perímetro da ETE.

- Compra de caminhão de hidrojateamento e sucção a vácuo: realizada. Investimento de R$ 440.500,00.

- Centro de Controle Operacional: contratação, já concluída, de serviço de engenharia para projeto e implementação de sistema de automação por telemetria no sistema de saneamento da Corsan na cidade. Representa um investimento de R$ 1,3 milhão.