Corsan apresenta Parceria Público-Privada para Prefeituras de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeitura de Eldorado do Sul

Na tarde desta terça-feira (31), os municípios de Guaíba e Eldorado do Sul conheceram mais detalhadamente o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) em implantação pela Corsan. O diretor-presidente, Flávio Ferreira Presser, e funcionários da Companhia reuniram-se com os prefeitos e secretários de ambas as cidades, nas duas Prefeituras. A iniciativa dá continuidade a uma série de visitas que a Corsan tem feito aos prefeitos dos municípios que deverão ser contemplados pelo projeto via Parceria Público-Privada (PPP). Além de Guaíba e Eldorado do Sul, também já foram visitados os prefeitos de Canoas, Cachoeirinha e Viamão.

Com as obras da PPP, Guaíba deve alcançar a universalização no ano de 2028, e Eldorado do Sul, em 2027 – uma realidade impensável se fossem consideradas obras apenas com recursos da tarifa. O plano da Corsan contempla ainda os municípios de Alvorada, Gravataí, Esteio e Sapucaia do Sul, totalizando nove cidades com um investimento na ordem de R$ 1,85 bilhão.

A RMPA foi priorizada por ser a área de maior contingência de população e onde estão dois dos rios mais poluídos do Brasil, o Sinos e o Gravataí. Além disto, a parceria permite que os investimentos com recursos próprios da Corsan, bem como com os futuros financiamentos adquiridos sejam direcionados para os demais municípios atendidos pela companhia.

O modelo de concessão administrativa pelo qual a Corsan optou, quando os serviços são prestados à Companhia e não têm relação direta com os usuários, garante a manutenção pública da prestação dos serviços. Na operação está prevista a realização das obras pelo parceiro com recursos privados no prazo de 11 anos e um contrato de 35 anos.

O objetivo do Projeto é agilizar a universalização do saneamento, promovendo um impacto muito significativo na qualidade de vida da população beneficiada. "O investimento em saneamento não significa que estamos apenas oferecendo serviços de coleta e tratamento de esgotos, o que já seria muito significativo, estamos valorizando imóveis, reduzindo gastos com saúde e gerando renda e empregos", ressaltou o presidente.

O chefe do Executivo de Guaíba, José Sperotto, manifestou apoio ao projeto das PPPs. “Trata-se de uma obra grandiosa, de fundamental importância para toda a região”, destacou. O prefeito de Eldorado do Sul, ressaltou a importância do esgotamento sanitário. “A coleta e o tratamento de esgoto são investimentos necessários à saúde pública Seremos parceiros para viabilizar os serviços e qualificar a infraestrutura de nossa cidade”.