Companhia apresenta ações para qualificar abastecimento de Gramado

Entrevista à imprensa em Gramado

Em entrevista coletiva à imprensa de Gramado, concedida na tarde desta quarta-feira (14), no Sindilojas, o diretor de Operações da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), Eduardo Carvalho, ressaltou que empresa vem intensificando suas ações com o objetivo de atender demandas antigas da população de Gramado, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água.

Entre as obras destacadas, está a interligação de adutora responsável por ampliar o abastecimento de água, fornecendo água bruta a partir de São Francisco de Paula, beneficiando também o município de Canela, cuja operação será iniciada na próxima quarta-feira, dia 21. Essa solução ampliará a vazão de tratamento em mais 30% e está alinhada à futura expansão do sistema de produção de água.

Já o novo reservatório de 3.000 m³ na Aldeia do Papai Noel, foi inaugurado e está em operação e começou há poucos dias a execução dos serviços do contrato de performance, com o objetivo de reduzir perdas comerciais e operacionais e, consequentemente, melhorar a utilização e o fornecimento de água para os clientes. “Só para se ter uma ideia, hoje foi descoberto um vazamento invisível, onde eram perdidos 7 litros por segundo”. Ele explicou à imprensa local que esse trabalho é minucioso, pois as características do subsolo de Gramado dificulta a identificação dos vazamentos.

Para o abastecimento de água, foram realizadas melhorias operacionais no sistema integrado de Canela e Gramado, o que possibilitou o aumento de capacidade de produção em 20% para as duas cidades. Além destas obras emblemáticas para a Região, a Corsan está executando uma série de ações e investimentos para ampliar e qualificar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Gramado. O diretor da Corsan informou que está em andamento o estudo para a duplicação da Estação de Tratamento de Água de Canela, que atende as duas cidades, pois o crescimento das duas cidades é acelerado.

Ainda com conclusão prevista para dezembro/2018, está em andamento a instalação do Centro de Controle Operacional, que inclui sala de controle e equipamentos de telemetria em vários pontos das cidades e permitirá o acompanhamento do sistema online, agilizando os atendimentos.

Confira abaixo a lista de ações da Corsan para melhorar o abastecimento de água:

Adutora de água bruta responsável por levar água de São Francisco de Paula para os municípios de Canela e Gramado.

Investimento: R$ 940 mil.

Previsão de conclusão: segunda quinzena de novembro/2018.

Reservatório Apoiado de 3.000 m³ em aço vitrificado na Aldeia do Papai Noel

Investimento: R$ 3,6 milhões

Inaugurado e operando

- Melhorias operacionais no sistema integrado – aumento da capacidade de abastecimento em mais 20% para as duas cidades.

- Contrato de Performance para execução de obras e serviços de engenharia, visando o aumento  da eficiência operacional nos sistemas de abastecimento de água nos municípios de Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha e Gramado. Investimento: R$ 9,2 milhões.

- Instalação do Centro de Controle Operacional – CCO

Investimento: R$ 1,1 milhão

Previsão de Conclusão: Dezembro/2018

- Instalação de Reservatório de 30 m³ no bairro Viação Férrea

Investimento: R$ 150 mil

Previsão de Conclusão: Novembro/2018

- Estações de Tratamento de Esgoto pré-fabricadas para Canela e Gramado.

Em fase de licitação (abertura das propostas em 3 e 4 de outubro).

- Diagnóstico para identificar situação das redes de esgoto.

- Força tarefa para identificar lançamentos clandestinos de esgotos cloacais na rede pluvial.

- Certificação pela ISO 9001:2015 das Estações de Tratamento de Água e Esgoto de Canela e Gramado – previsão para Dezembro/2018

No tratamento de esgotos, estão em fase de licitação as Estações de Tratamento de Esgoto pré-fabricadas para Canela e Gramado, com dois módulos para cada cidade. A Companhia também está realizando um diagnóstico que pretende identificar a situação das ligações de esgotos na cidade, apurando se os imóveis possuem os sistemas individuais de tratamento de esgotos; se possuem a adequada dimensão; se necessitam de limpeza; se apresentam regular funcionamento e se estão interligados à rede pública cloacal. Em parceria com a Prefeitura, uma força tarefa está verificando a existência de lançamentos clandestinos de esgotos cloacais na rede pluvial, ou de esgotos pluviais na rede cloacal, adotando as medidas administrativas necessárias.

Também presentes o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Jean Carlo Bordin, o gestor da Corsan local, Acir Silva da Costa, e o chefe da Coordenadoria Operacional regional, Fernando Bohrer de Oliveira.