Corsan anuncia investimentos em Venâncio Aires

Corsan anuncia investimentos em Venâncio Aires

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizará uma série de ações para qualificar a prestação de serviços em Venâncio Aires. Os investimentos incluem a modernização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), substituições de redes de água e pavimentações. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (5), na Prefeitura Municipal, com as presenças do diretor de Expansão da Companhia, Julio Hofer, e do prefeito, Giovane Wickert.

Na oportunidade, a Corsan deu a ordem de início das obras da elevatória de esgoto bruto e da ETE, num investimento na ordem de R$ 1 milhão. Trata-se da complementação das edificações da elevatória de esgoto bruto final e urbanização da ETE, visando atender às legislações operacionais e ambientais. O prazo de execução dessas obras é de 420 dias.

Também foram firmados um termo aditivo ao contrato de programa para aporte de R$ 250 mil ao Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC), para obras de substituição de redes de água em diversas ruas da cidade que receberão pavimentação asfáltica, e um convênio entre Companhia e Prefeitura para aporte de R$ 23,4 mil para execução de serviços de pavimentação em pedra irregular em locais onde ocorreram obras de ampliação da rede coletora de esgoto.

De acordo com o diretor Julio Hofer, a Corsan está focada em buscar soluções para os desafios que se apresentam. “Estamos trabalhando para enfrentar os desafios e temos cobrado das empreiteiras contratadas a melhoria constante nos serviços, principalmente em relação ao tempo de execução e à qualidade técnica dos trabalhos. A Prefeitura, com sua visão de futuro, tem sido parceira no sentido de que as vias públicas recebam a infraestrutura de saneamento antes de novas pavimentações”.

O prefeito Giovane Wickert celebrou os investimentos da Companhia. “As ações de esgotamento sanitário contribuem para a preservação do arroio Castelhano, principal fonte de abastecimento da cidade. Por meio de recursos do FMGC, a Corsan apoia eventos culturais e garante a realização de importantes obras públicas. No âmbito da parceria entre Prefeitura e Companhia, vamos cobrar a devida execução do cronograma de intervenções da Corsan e temos a certeza de que o dia de hoje marca um novo início no saneamento da cidade”.

Conforme o superintendente da região Central da Companhia, José Roberto Epstein, a Corsan vem executando diversos investimentos no município desde a assinatura do contrato de programa, em dezembro de 2010. “Temos mais de R$ 10 milhões em obras já implantadas e R$ 15 milhões entre obras em execução ou contratadas. Sabemos que as intervenções nas ruas acarretam transtornos, no entanto trazem benefícios ambientais e geram recursos para obras no município, por meio da arrecadação em esgoto que vai para o FMGC”. Epstein informou ainda que a Corsan deve concluir, até o fim deste ano, o reforço no abastecimento de água do bairro Cidade Alta, com a ampliação do bombeamento e a montagem de dois poços artesianos – a medida soluciona uma demanda antiga da localidade. Também estiveram presentes autoridades municipais, funcionários da Corsan e representantes da comunidade local.