Corsan amplia sistemas de água e esgoto na região das Missões

A Corsan entregou e deu a ordem de início a obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário na região das Missões, nesta sexta (12) e na última quinta-feira (11).

Em Santa Rosa, na quinta-feira (11), foi entregue a rede coletora de esgoto do Centro da cidade, no valor de R$ 6 milhões. Foram instalados 12 km de redes, beneficiando 1,4 mil famílias. A cerimônia ocorreu na rua Sinval Saldanha, esquina com rua São Luís, no Centro.

Na ocasião, o superintendente regional da Corsan, João Corim da Rosa, destacou as melhorias proporcionadas pelas obras de esgotos sanitários: “Este momento é de celebrar realizações previstas no contrato de programa, firmado em 2009 entre o município e a Companhia. Estamos cumprindo o compromisso de elevar a cobertura de esgoto de Santa Rosa, o que vai gerar benefícios em saúde pública e permitir ao município aumentar o seu Índice de Desenvolvimento Humano”.

O secretário municipal de Planejamento, Cristiano Dallagnol, agradeceu os investimentos da Corsan na cidade. “São ações voltadas para o futuro e que servem para qualificar ainda mais a infraestrutura local, que está entre as melhores do país”.

O diretor-presidente da Companhia, Flávio Ferreira Presser, informou que a Corsan está investindo cerca R$ 60 milhões na cidade: “Na semana do aniversário de Santa Rosa, a entrega dessa obra é um presente para o município. Estão sendo investidos R$ 27 milhões em abastecimento de água, trazendo segurança hídrica para a população, além de R$ 33 milhões em esgotamento sanitário, o que fará a cobertura de esgoto saltar de 25% para 45%”. Após a cerimônia, Presser realizou uma visita à Prefeitura de Santa Rosa, para tratar de questões relativas ao saneamento local.

Abastecimento em Três de Maio

No mesmo dia, houve a entrega das obras de implantação do abastecimento de água no Loteamento do Parque Industrial II, em Três de Maio. A Companhia investiu R$ 50 mil no empreendimento, que também contou com recursos e parceria da Prefeitura. Foi realizada a implantação de 2,8 km de redes. A solenidade aconteceu na Prefeitura.

Para o prefeito, Olívio Casali, a iniciativa representa a força da ação conjunta entre os entes públicos: “Juntos estamos trabalhando em prol das pessoas. A Corsan está cumprindo o compromisso de levar água ao Distrito Industrial, que terá 20 empresas e vai gerar em torno de 200 empregos. Agradecemos à Companhia pela receptividade dada às demandas de nossa comunidade”.

Presser enfatizou a importância da realização de parcerias: “Essa obra é fruto de uma construção coletiva. Precisamos ter uma visão de futuro e associar forças para que isso se realize, pois juntos podemos fazer mais e melhor”.

Sistema de esgotos de Santo Ângelo

Na sexta-feira (12), em Santo Ângelo, foi assinada a ordem de início da ampliação do sistema de esgotos sanitários do município, que prevê o assentamento de 2,2 km de redes coletoras, num investimento de R$ 842,4 mil. Na oportunidade, também foram entregues obras de esgotamento sanitário (3,6 km de interceptor e de redes coletoras, beneficiando 245 famílias), no valor de R$ 1,3 milhão. O ato ocorreu na av. Salgado Filho, esquina com rua Idalina Carrera Machado, Zona Norte da cidade.

O prefeito, Valdir Andres, afirmou que o empreendimento representa o fim de uma antiga demanda. “Com essas obras, aguardadas há bastante tempo, a Corsan traz infraestrutura para uma região de ampla expansão habitacional e promove melhorias em um campo tão vital e necessário para a saúde pública”.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia, a urgência dos investimentos em esgotamento sanitário justifica a sua realização. “São ações necessárias devido ao alto déficit da cobertura de esgoto aqui no Estado. Mais do que uma obra, o que estamos inaugurando aqui é uma ação que significa prevenção de doenças, preservação e recuperação dos recursos hídricos, aumento da empregabilidade, entre outros benefícios. Com as obras da Corsan, o índice de esgotamento sanitário será elevado para 50% em Santo Ângelo”. O superintendente adjunto regional, Paulo Schommer, e diversos funcionários da Corsan acompanharam as agendas.