Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan participa da abertura da Semana da Água

Publicação:

DSC 6160
DSC 6160 - Foto: Divulgação / Corsan
Com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi aberto ontem, 4, no Auditório do prédio da Administração do Parque Assis Brasil, em Esteio, a XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água, evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) do Rio Grande do Sul que vai se estender até o dia 11 de outubro com atividades ambientais em várias cidades no Estado. O conjunto de ações ambientais tem o objetivo de conscientizar a comunidade para o tema deste ano: “Água segura = Vida saudável. Para onde vai o seu esgoto?”
Durante a abertura do evento, o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, ressaltou que as questões ambientais estão cada vez mais na pauta das atenções e destacou a presença de crianças estudantes, “pois são elas que induzem a nós, adultos, para que tenhamos ações que resultem na melhor qualidade do meio ambiente e de vida”. Por sua vez o prefeito em exercício de Esteio, Jaime da Rosa, destacou a parceria com a Corsan que vai elevar o índice de atendimento com esgotamento sanitário para cerca de 90%, e lembrou que isso é fundamental para garantirmos a qualidade do Rio do Sinos e demais mananciais que banham o município. Já a presidente da Abes-RS, Jussara Pires lembrou a necessidade de utilização da água de forma racional, pois segundo ela, “uma torneira aberta sem necessidade requer mais quantidade de água e de produtos químicos”, mesmo tema destacado pela secretária de Meio Ambiente de Esteio, Sabrina Reis.
Para a abertura da Semana, a Corsan apresentou o projeto H2OJE, aplicativo para smartphones onde o usuário tem acesso a informações por meio de um portal e um canal de vídeos e a conteúdos interativos, com jogos e série animada, tudo sobre sustentabilidade, de forma descomplicada e de fácil compreensão, e a seguir o Festival Boas Ideias mostrou no palco projetos artísticos de caráter socioambiental, como o Som na Lata, do CFTV – Centro de Formação Teresa Verzeri – da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Esteio, e o projeto Água Viva Em Cena, da Escola Municipal Santa Marta, de São Leopoldo, vencedor do prêmio Ciclo Verde Lanxess. O Consórcio Pró-Sinos, por meio do projeto Educação Ambiental Itinerante, expôs um painel e materiais educativos sobre os serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos) com atuação do Boneco Sineco. O Festival conta com a parceria do Consórcio Pró-Sinos e da Prefeitura de Esteio.

Atendimento Online
CORSAN