Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Construído com recursos da Corsan, Parque da Lagoa do Cocão é inaugurado em Alvorada

Publicação:

Diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, discursa na inauguração do Parque da Lagoa do Cocão
Diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, discursa na inauguração do Parque da Lagoa do Cocão

O dia 22 de março de 2019 vai ficar marcado para sempre na vida dos alvoradenses. Nessa data a Prefeitura Municipal de Alvorada inaugurou o Parque Municipal Lagoa do Cocão, um espaço de lazer para as famílias desfrutarem momentos agradáveis em contato com a natureza. O local foi construído com recursos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), cujo diretor-presidente, Jorge Melo (foto), prestigiou a cerimônia de inauguração.

Contando com 2 decks de contemplação, quadras de futebol sete e poliesportiva, academia ao ar livre, jogos de mesa, estar de pedras, café, banheiros e a linda vegetação que compõe o paisagismo, o parque abre as portas para comunidade com status de principal ponto de potencial turístico da cidade, trazendo de volta o sentimento de pertencimento a cidade e elevação da autoestima dos cidadãos.

A Lagoa do Cocão passou um longo período sem receber a importância merecida. A partir de 2017 a administração municipal não mediu esforços para elevá-la ao patamar que merece. Assim que assumiu o Executivo, o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, buscou alternativas para transformar o local em ponto de encontro para as famílias alvoradenses. Ao longo do processo de captação de recursos e parcerias, o município encaminhou para a Corsan o projeto de revitalização do espaço, atraindo recursos da companhia como forma de contrapartida ambiental pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do sistema Alvorada-Viamão. Imediatamente o governo municipal indicou a Lagoa do Cocão para receber a obra, elaborando o projeto executivo e lançando a licitação da obra, em 2018.

Ao longo deste período a lagoa contou com diversas etapas de revitalização, entre elas mutirões de limpezas, realizados por funcionários da prefeitura com apoio de empresários e da comunidade em geral.

A Lagoa do Cocão é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro. Essa nascente é a exposição do lençol freático, comum em pé de encostas. Mas, na Lagoa do Cocão, mesmo em uma área mais elevada, o lençol freático se expôs, formando um belo espelho d’água.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Appolo, muito emocionado, falou do sentimento de resgate da autoestima que vem junto com o parque. “Hoje é um dia muito especial para todos os alvoradenses. Em todos os meus anos de vida pública, não tenho dúvidas em dizer que este é um dos momentos mais importantes que já vivenciei. Ver este sonho tão antigo de nossa comunidade transformar-se em realidade nos enche de orgulho. Este parque é de vocês, e tenho a certeza de que todos iremos abraçá-lo e cuidar dele com todo afinco para que possamos passear de mãos dadas com nossos filhos, em um ambiente saudável e seguro e ter orgulho de dizer que somos alvoradenses”, disse Appolo.

Para o Secretário Municipal de Governo e Gabinete, Paulo Ramos, “essa parceria entre o Parque Municipal Lagoa do Cocão e a comunidade é o que vai garantir o sucesso da obra. Vamos, todos, nos apropriar desse espaço e preenchê-lo da melhor forma possível: com prática de esportes, cultura, lazer e convivência familiar”.

Uma intensa programação segue durante sábado e domingo: visitas orientadas das escolas, Unidade Móvel da Saúde com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hapatites, verificação de Pressão, orientação de combate a dengue e planejamento familiar; encaminhamento para emprego no SINE Móvel, serviços institucionais, educação para o trânsito, educação ambiental, distribuição de mudas vegetais, shows artísticos e atividades esportivas.

Homenageados:
Ex-presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser
Ex-secretária Municipal do Meio Ambiente Thaís Oliveira Pena
Ex-superintendente de Relações Institucionais da Corsan – André Beltrão Finamor na oportunidade representado pelo Ex-presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser.
Secretário Estadual de Obras Saneamento e Habitação – José Luiz Stédile
Diretor de Expansão da Corsan Marcus Vinicius Caberlon na oportunidade representado pelo engenheiro Cezar Oliveira
A Moradora do Bairro e dedicada a lagoa Rita de Cassia Alvarenga
O Morador do Bairro José Jorge de Oliveira, conhecido como Jorge da Lagoa

Estavam presentes o Prefeito Munipal de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, o Vice-Prefeito, Valter Slayfer, os Secretários Municipais, Paulo Ramos (Governo e Gabinete), Luís Carlos Telles (Administração), Neusa Abruzzi (Saúde), Viviane Dutra (Educação), Liberto Mentz (Obras e Viação), Marcos Paulo Barbosa (Serviços Urbana), Vladimir Massa ( Planejamento e Habitação), Taison Neves (Desenvolvimento Econômico), Alcides Bolico (Cultura, Esporte e Juventude), Alexandre Lobão (Trabalho Assistência Social e Cidadania), Ângela Amaral (Meio Ambiente), Marcelo Machado (Fazenda), Sérgio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana), Jackson do Hospital (Planejamento e Orçamento), o Procurador-Geral do Município Mauro Bestetti Otto. Representando o poder legislativo os vereadores Irmã Sara, Gérson Luiz, Reginaldo Rocha, Aírton Pacheco, Neuza do Salgado, Preto e Cláudia Kaelher, o Comandante do 24º BPM, Jeferson Marques de Melo, o Pastor e representante do conselho de pastores, Juliano Rimador, o Padre Libanor Picetti. O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, representando neste ato o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Superintendente da Corsan, André Guterres, a Gerente da Corsan, Rosangela Hartmann, a Presidente do Rotary Club, Leilane Schiavoni, Mauricio Grassi, assessor representando o Deputado Giovani Cherini, a supervisora regional da Emater/RS – Ascar, Suzana Lunardi, o representante do grupo de “adotantes” do Parque lagoa do Cocão, Jorge Pinoti, o Engenheiro Lucas Borstmann, representante da Emater Monica Moreira.

ADOTANTES:
Construtora Vasco, representante: Sabrina Ferraz
Rede Unisuper, representante: Mirian Mainardi
Companhia do Aço, representante: Edgar Echel
Grupo Pedra Branca, representante: Valdir Silveira (Foguinho)

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto (Prefeitura de Alvorada)

Atendimento Online
CORSAN