Companhia celebra 53 anos no encerramento de exposição sobre a água

Companhia celebra 53 anos no encerramento de exposição sobre a água
O aniversário de 53 anos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi comemorado nesta quinta-feira (28), com o encerramento da exposição itinerante "Água: essência da vida". Realizada no saguão da sede da Companhia, em Porto Alegre, a mostra apresentou obras sobre a água em seus diversos usos. A celebração contou com a presença dos artistas que produziram as obras.

O diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, ressaltou a importância da preservação dos recursos hídricos. "Iniciativas como esta exposição contribuem para sensibilizar a população, alertando que precisamos cuidar da água e, assim, garanti-la para as futuras gerações. O meio ambiente agradece".

Uma das organizadoras da exposição é a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa). Representando a entidade, a produtora Kátia Costa celebrou a realização da mostra. "Agradecemos a Corsan pelo apoio à exposição, que conseguiu despertar reflexões e pensamentos em seus visitantes. Os artistas envolvidos se empenharam em produzir uma obra específica para este projeto. Desejamos que a arte continue falando sobre a água dessa forma, de coração aberto".

Em nome da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), outra das organizadoras da exposição, Ricardo Röver Machado destacou que a mostra celebra os 25 anos da Semana da Água do RS. "Este é um momento de comemoração. A Semana da Água tem uma grande trajetória de mobilização da sociedade gaúcha e, para o ano de 2019, já tem tema definido. Será 'Para onde vai o seu esgoto?'". Também presentes Maria de Lourdes Wolff e Ana Cruzat, da organização da Semana da Água, além de gestores e funcionários da Corsan e representantes de entidades parceiras do projeto.

Sobre a mostra

A exposição itinerante ocorreu desde julho de 2018, em locais de destaque cultural dos municípios de Canoas, Montenegro e Farroupilha e, na Capital, no Palácio do Ministério Público do RS, no Dmae – Hidráulica Moinhos de Vento e na sede da Corsan. Por onde passou, a exposição buscou chamar atenção para a comemoração das duas décadas e meia de uma das maiores ações de mobilização da sociedade gaúcha em defesa da água: a XXV Semana Interamericana e XVIII Semana Estadual da Água do RS, que ocorreu em outubro de 2018, coordenada pela Abes-RS. A mostra resultou da participação de artistas de diferentes regiões do RS, selecionados por edital, e contou com 38 obras que abrangem várias linguagens no âmbito das artes visuais contemporâneas. A convidada especial da exposição foi a premiada artista plástica Zoravia Bettiol, que produziu uma obra especialmente para a comemoração dos 25 anos da Semana da Água.