Companhia apresenta plano de investimentos em Gramado

Apresentação de investimentos da Corsan em Gramado

A Corsan apresentou Relatório de Ações Operacionais e Investimentos de curto, médio e longo prazos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Gramado. O anúncio foi uma prestação de contas sobre as iniciativas tomadas pela Companhia para qualificar os serviços prestados no município. O ato de apresentação ocorreu nesta quinta-feira (20), na sede da Prefeitura.

As ações no sistema de abastecimento de água incluem investimentos em adução de água bruta e tratada, melhorias nas estações de tratamento, ampliação do sistema de reservação e distribuição e melhorias operacionais, além de perfuração de poços, implantação de Centro de Controle Operacional e redução de perdas. As ações relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário contemplam investimentos nas Estações de Tratamento de Esgoto Ávila, Dutra, Arvoredo, Morada da Serra e Carazal.

O diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, destacou que, somente em ações de curto prazo, a Corsan está investindo R$ 14.224.000,00 em Gramado. “Por meio dos investimentos, o sistema de água da cidade terá um incremento total de 30%, o que aumentará a segurança do abastecimento e qualificará os serviços prestados a moradores e turistas”.

Conforme o diretor de Expansão da Companhia, Marcus Vinicius Caberlon, Gramado é prioridade para a Corsan. “Temos compromisso com o município e estamos fazendo todo o possível para, cada vez mais, qualificar e ampliar os sistemas de água e esgoto da cidade”. O diretor informou que, nesta semana, a Corsan lançou edital para a construção de reservatório de 3 mil metros cúbicos (m³), num investimento de R$ 5,2 milhões. Será construído junto à Aldeia do Papai Noel e estará concluído em 120 dias a partir da definição da empresa vencedora da licitação. Com essa obra, a capacidade de reservação de água tratada da cidade praticamente dobrará, passando dos atuais 3.990 m³ para 6.930 m³.

O prefeito de Gramado, João Bertolucci, agradeceu a disposição da Companhia em promover melhorias nos sistemas de água e esgoto do município. “Gostaria de cumprimentar a Corsan por todos os atos de boa vontade e pela velocidade que tem demonstrado no planejamento e na execução de suas ações. A Prefeitura e a Companhia são e continuarão parceiras”. Os representantes da Corsan também responderam perguntas do público. Além da equipe de técnicos da Corsan, estiveram presentes o vice-prefeito, Evandro Moschem, secretários municipais, vereadores e a imprensa local.

Confira abaixo mais detalhes sobre as ações da Corsan no município:

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Adução de Água Bruta

- Concluídos

Aumento da produção de 98 para 108 litros por segundo (l/s).

Estação de Tratamento de Água – ETA I

- Concluído

Aumento na produção de água: de 93 l/s para 110 l/s (incremento de 16%).

Estação de Tratamento de Água – ETA II

- Concluído

Aumento na produção de água: de 210 l/s para 230 l/s.

- Em andamento

Ampliação da produção para 250 l/s.

- Em projeto

Ampliação da produção para 280 l/s.

Adução de Água Tratada

- Em projeto

Execução de booster (bombeamento).

Adutora com 9km de extensão.

Adução de água tratada ETA II e ETA I.

Sistema de Reservação

- Em Licitação

Reservatório de 3000 m³ (previsão de início para agosto de 2017).

- Em projeto

Reservatório de 1500 m³ na ETA II.

Reservatório de 3000 m³.

Sistema de Distribuição de Água

- Concluído

Melhorias nas redes de abastecimento com manobras operacionais, diminuição de perdas, entre outras ações.

- Em andamento

Estudo de setorização, zonas de pressão e atualização do cadastro do sistema de distribuição de água.

Centro de Controle Operacional – CCO

- Em andamento

Implantação de Centro de Controle Operacional (CCO), que permitirá o monitoramento remoto o sistema 24 horas por dia. Vai controlar os níveis de reservatórios, ligamento e desligamento de bombas e pressões em todo o sistema de abastecimento de água.

Poços

- Em execução

Perfuração de novos poços.

Prestação de serviço de engenharia para redução de volume perdido no sistema por meio das seguintes ações:

Controle de vazão e pressão.

Controle ativo de vazamentos.

Adequação da infraestrutura visando ao aumento da eficiência operacional e comercial.

- Em projeto

Previsão de licitação em outubro de 2017.

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Ávila

- Em projeto

Ampliação da ETE Ávila, com a implantação de ETE pré-fabricada (vazão de 40 l/s).

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Dutra

- Em projeto

Transformar a ETE em estação de bombeamento.

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Arvoredo

- Em projeto

Interligar ao sistema misto de esgoto.

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Morada da Serra

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Carazal